Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Entenda o novo cálculo da aposentadoria aprovado por Dilma, nesta quinta-feira(05)

Publicado por Notícias Nacionais
há 8 anos

Entenda o novo clculo da aposentadoria aprovado por Dilma nesta quinta-feira05

Com a nova regra, o trabalhador que deseja receber os 100% do benefício da aposentadoria precisa estar de acordo com a fórmula “85/95”. Ou seja, a soma da idade do beneficiário mais o tempo de contribuição precisam ser de 95 pontos para os homens e 85 pontos para as mulheres.

Devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o segurados estão recebendo os pagamentos por mais tempo, aumentando com isso, as despesas da folha de pagamento do INSS. A solução encontrada pelo governo foi de aumentar gradativamente a pontuação. De acordo com a nova regra, para ter direito a aposentadoria, o segurado precisará somar mais pontos a cada ano, o teto máximo de pontuação acontecerá em 2027 quando estes pontos chegarem a 100.

O aumento gradativo dos pontos acontecerá sempre em dezembro a partir de 2019 até alcançar o teto estimado da pontuação considerada ideal.

Este novo método substitui o Fator Previdenciário, fórmula utilizada desde 1999 que baseia-se na idade do trabalhador, tempo de contribuição social e expectativa de vida da população, esses números e informações eram multiplicados por 0,31.

Entenda o novo clculo da aposentadoria aprovado por Dilma nesta quinta-feira05

Clique Aqui e Veja Mais em: Notícias Nacionais

  • Sobre o autorjornalismo opinativo
  • Publicações9
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23728
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-o-novo-calculo-da-aposentadoria-aprovado-por-dilma-nesta-quinta-feira-05/252255798

Informações relacionadas

Ana Débora Rocha Sales, Advogado
Artigoshá 4 anos

Cálculo do Salário de Benefício após a Reforma da Previdência

120 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde!
Tenho 49 anos e 28 de contribuição quando aposento? Como PNE sigo a mesma regra? Aposento com os 100%? Obrigada! continuar lendo

Boa Tarde Vilma !

pode colocar suas informações nesse link abaixo,calculadora feito pelo site G1.

http://especiais.g1.globo.com/economia/2015/calculadora-de-aposentadoria/ continuar lendo

Simples,
Se você tem 49 anos de idade, você precisa mais 11 anos de espera, ai você completa 60.
Como o seu tempo de contribuição minimo é de 35 anos de contribuição, você terá que trabalhar mais 7 anos.
Não esquecendo que você tem que fazer a equação básica
60 anos de idade - lhe faltam 11
35 anos de contribuição - lhe faltam 7
Obs: Entretanto você terá que esperar chegar aos 60 anos para se aposentar, e para que você tenha um calculo atualizado você deve continuar a trabalhar até os 60 anos de idade.
O que quer dizer que você terá que contribuir por mais 4 anos a fim de obter uma aposentadoria mais satisfatória, pois existe a exigência de se calcular o valor através das ultimas contribuições do individuo.
É claro que trabalhando mais 4 anos você terá um pequeno bônus por ter estendido as suas contribuições.
Pelo que parece 1% para cada ano a mais de contribuição.
Inicialmente é o que percebo!
Se alguém tiver outra posição, seja gentil e colabore conosco. continuar lendo

Olá Wilma. Como vc é mulher, o tempo de contribuição deve ser de 30 anos. Considerando que vc tem 28 de contribuição e 49 de idade, o total é de 77 pontos, logo, faltam 8 pontos para vc atingir os 85 exigidos. É importante RESSALTAR, que, cada mês trabalhado, corresponde a um mês a mais na sua idade. Assim, para completar 8 pontos são necessários "apenas" 4 anos a mais de trabalho, pois nesses 4 anos que vc trabalhará, vc (infelizmente) ficará 4 anos mais velha. Logo, o seu tempo de contribuição será -28 + 4 = 32.
A sua idade será 49 + 4 = 53, portanto, vc terá os 85 pontos em 4 anos, ou seja: em 2019.
Como nesse ano (2019) já será exigido um ponto a mais, passando de 85 para 86, acresça mais 6 meses de trabalho, e, óbvio, de idade .
Resumo da ópera: Você terá que trabalhar mais 4 anos e seis meses, e se aposentará em Maio de 2020, considerando que esses cálculos são considerados a partir de Novembro/2015.
Torço para que você tenha bastante saúde (rssss).
Espero ter ajudado. continuar lendo

Oi Wilma! Boa notícia para você! Mesmo que você seja portadora de deficiência leve, já pode se aposentar por tempo de contribuição, com 100% do seu salário de benefício, que é a média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição, de julho de 1994 pra ca. Isso é possível porque entrou em vigor agora, dia 09 de novembro, a Lei Complementar 142 de 08 de maio de 2013, que estava aguardando regulamentação. Se você for portadora de deficiência leve teria que contribuir por 28 anos, que você disse que já possui, se for portadora de deficiência moderada precisaria de 24 anos de contribuição e se for portadora de deficiência grave, 20 anos. Ou seja em qualquer hipótese você já alcançou os requisitos exigidos pelo INSS. continuar lendo

Esta questão está bem esclarecida, sobre como é feito o cálculo da idade pra receber 100% do benefício com a explicação acima. Agora imediatamente surge uma outra questão fundamental, que trago para caso alguem inteirado na matéria saiba responder: Como é a fórmula de calculo do valor a ser recebido pelo benefício $$$ ? ou seja, Ele é uma média (poderada ou aritimética) de quantos anos? continuar lendo

Seria a média aritmética de todas os salários de contribuição a partir de jul/94 até o mês que antecede o mês do requerimento. Frise-se que os salários de contribuição são atualizados monetariamente pelo INPC. Com a soma de todos esses SC faz-se a média aritmética. Agora, cumprindo a fórmula de pontos atual, não se aplica mais o Fator Previdenciário. Recebe integralmente o valor calculado (média).
Deve-se atentar, contudo, para os outros requisitos exigidos como tempo mínimo de contribuição, carência, tipo de benefício etc... continuar lendo

Não é apenas a média aritmética mas sim a média aritmética dos oitenta por cento maiores salários de contribuição do período após jul/94.

Art. 29. O salário-de-benefício consiste: (Redação dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

I - para os benefícios de que tratam as alíneas b e c do inciso I do art. 18, na média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a oitenta por cento de todo o período contributivo, multiplicada pelo fator previdenciário; (Incluído pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

II - para os benefícios de que tratam as alíneas a, d, e e h do inciso I do art. 18, na média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a oitenta por cento de todo o período contributivo. (Incluído pela Lei nº 9.876, de 26.11.99) continuar lendo

Perfeito, André.

Esqueci de falar acerca dos 80% dos maiores salários-de-contribuição. Só complemento que há casos em que todos os SC (100%) são utilizados, a depender da quantidade de salários-de-contribuição existentes e, até mesmo, há casos em que o divisor supera a quantidade de SC do segurado. continuar lendo

Que fique bem claro! Não sou Petista!!!
Mas o título é meio tendencioso... Não gosto de coisas assim!
Parece que a Dilma que fez tudo... Quando na verdade, ao meu ver É o Eduardo Cunha que tem o país nas mãos.
Mas olhando pelo lado positivo. Obrigado pelas informações do novo cálculo da aposentadoria. continuar lendo

Se defende a Dilma, por definição, vc É esquerdista.

Esquerdista é sinônimo de petista. continuar lendo

Certo Alan, um presidente (ou presidenta) sanciona ou veta o que o Legislativo (tanto no Congresso quanto no Senado) aprovou como Lei.

Títulos costumam ser tendenciosos e o problema é que algumas pessoas só leem o título e outras se aproveitam disso continuar lendo

Com toda certeza!
Temos um grande exemplo de julgamento ("Leonam Frias
Se defende a Dilma, por definição, vc É esquerdista.")

O ser humano, nem me conhece, e já me rotulou que sou um esquerdista porque achei o título tendencioso.

Talvez esse seja um grande sinal de que este povo precisa estudar um pouco mais...

Fique em paz. continuar lendo

Isso se chama golpe contra o povo.
Foi uma forma mais complexa do governo aumentar em 5 anos a idade mínima para aposentadoria.
A lei deveria ser chamada de 90/100 pois é a fórmula que a grande maioria dos trabalhadores atuais terão que usar. Como a lei permite assinar carteira a partir dos 16 anos, nenhum homem se aposentará com menos de 58 anos (42 contribuição) e nenhuma mulher abaixo de 53 anos de idade (37 anos de contribuição) . Atualmente homens se aposentariam com 53 anos (e 35 de contrinuição) e mulheres com 48 anos (e 30 de contribuição). continuar lendo

O povo é que deu vários tiros nos pés, elegendo tantos governos incompetentes pra lidar com uma previdência futura insustentável.

Imagina o brasil de 2050, com cerca de 250 milhões de habitantes. Hoje temos 5% da população acima de 60 anos e a previdência já não vai tão bem, a previsão pra 2050 seria desse numero passar pra 10%, ou seja, teríamos o DOBRO de aposentados, teoricamente o DOBRO dos gastos com previdência, mas... a população não vai dobrar dos atuais 220 milhões pra 440 milhões, vai aumentar uns 15% apenas.

E depois de 2050 a previsão é piorar, a população deve entrar em decréscimo, as taxas de natalidade tem caído e a expectativa de vida tem aumentado então temos a possibilidade concreta de chegar nuns 20% da população acima dos 60 anos, se toda essa população for aposentada e descontando uns 30% abaixo de 20 anos (Fora do mercado de trabalho) e teremos 50% da população sustentando 50%, e o maior problema, cada 2 aposentados teriam que ser sustentados pelas contribuições de 5 trabalhadores. Pro aposentado receber R$ 700 cada contribuinte deveria contribuir com cerca de R$ 280.
(Hoje a população que falece antes de chegar na idade de se aposentar é grande, a tendência nas últimas décadas tem sido isso diminuir, soma isso com a natalidade menor e você tem a clara situação de "envelhecimento da população")

O golpe que a geração passada dá nas gerações posteriores é se aposentar, isso era funcional no século passado onde pouca gente chegava nos 60, e recebiam benefício por pouco tempo porque logo faleciam, mas a tendencia tem sido chegar fácil aos 80 ou 90 anos de idade, isso significa contribuir por 35 anos e se aposentar por 25 a 35 anos nuns casos (Apos. aos 55 anos). Como uma contribuição de 9% do salário por 35 anos te garante 90% do salário por outros 35 anos? A conta só fecha quando tem muito contribuinte que morre ou não se aposenta, mas esse pessoal está ficando raro.

Os governos tem sido incompetentes por não discutirem direito o futuro, se vamos continuar nesse mundinho insustentável de aposentadorias como são hoje, se vamos tornar a previdência não-obrigatória (Eu seria o primeiro a pular fora, já desisti de aposentadoria faz tempo, é insustentável), o povo não tem feito a conta do futuro, não temos uma população sempre jovem, ela tem envelhecido e esse envelhecimento acelera aqueda na população, 2050 não está longe, tá logo alí, esse é o ano onde deixaremos de crescer e vamos começar a encolher, se não investirmos o dinheiro ATUAL da previdência não teremos como sustentar nem 20% da população aposentada, e a previsão é ter quase 30% na idade pra se aposentar em 2050.

Pra mim que o sistema atual de aposentadorias é coisa de populista querendo comprar voto do povão ignorante, só é sustentável porque a velharada morre aos montes e aproveita poucos anos, mas começa a colocar na conta o aumento na vida média por melhorar as qualidades de vida, um população que chega aos 90 anos não pode se aposentar aos 55, talvez nem aos 60, e se tanta gente começar a chegar aos 90 anos nas próximas décadas não vai ser viável nem se aposentar aos 65 em breve. continuar lendo